Conselho da Mulher tem nova presidente 08/10/2019 - 15:46
O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher tem nova presidente. É a pedagoga Maria Isabel Correa, representante da União Brasileira de Mulheres (UBM), que junto à sua suplente Deborah Branco Godinho Castro vai comandar a instância no biênio 2019-2021. A União Brasileira de Mulheres é uma entidade que funciona há 31 anos na formação e no empoderamento de mulheres e está presente em todos os Estados e no Distrito Federal.
Vinculado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), o Conselho da Mulher (CEDM) foi criado em 2003 para promover a participação popular e propor diretrizes de ação governamental voltadas à promoção dos direitos das mulheres e atuar no controle social de políticas públicas de igualdade de gênero. “Uma de nossas prioridades é fazer o monitoramento do plano estadual de políticas para as mulheres”, informou Maria Isabel, acrescentando que sua meta é levar a todo o Estado as reuniões descentralizadas, como forma do Conselho chegar aos municípios, ampliando a rede de conselhos municipais e a criação de secretarias ou departamentos municipais de políticas para as mulheres. “Principalmente como forma de fazer frente à onda de feminicídios que assolam nossa sociedade, colocando o Paraná, inclusive, em vergonhoso lugar de destaque”, disse.
Maria Isabel anunciou para novembro a reunião descentralizada na Região Metropolitana de Curitiba.
O secretário Ney Leprevost, da Justiça, Família e Trabalho, ressaltou seu respeito pelos 14 conselhos de direitos vinculados à Sejuf. “São todos formados por conselheiros não-remunerados, o que os tornam mais valorosos e importantes”, afirmou, reafirmando o propósito em apoiar o Conselho da Mulher em todas as lutas para fazer a diferença e tornar cada vez mais as mulheres protegidas da violência e grandes formadoras de opinião.